COMANDANTE CONFIRMA QUE PM ASSUMIRÁ ESCOLTA DE PRESOS

PM
O comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel Álvaro Baptista Camilo, confirmou nesta segunda-feira (13) que a Polícia Militar deverá assumir as escoltas de presos, que até dia 31 de julho permanecem sob a responsabilidade da Polícia Civil.

A notícia foi divulgada durante audiência realizada com o Comando de Policiamento do Interior 2 (CPI-2), no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), seccional Campinas, cidade localizada a 94 quilômetros da Capital.

O Coronel Camilo destacou os objetivos do comando que é, principalmente, melhorar a sensação de segurança da comunidade, por meio da visibilidade, da acessibilidade e da postura atenta dos policiais em serviço, além do controle da criminalidade e o combate ao crime organizado.

Ao abrir o evento para a participação dos presentes, o comandante foi questionado pelo vereador Luiz Carlos Izzo, de Itupeva, sobre a recente declaração do comandante da Polícia Civil do Estado de São Paulo, dr. Domingos Paulo Neto, que afirmou que a Polícia Civil não mais faria escolta de presos para presídios, fóruns ou hospitais, com o único propósito de canalizar seus esforços na investigação criminal.

“A Polícia Militar já está se preparando para cumprir a determinação da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. O Governo do Estado já autorizou o complemento de nosso efetivo, bem como a aceleração do processo de contratação dos novos policiais, principalmente do temporário, que permite que o militar de carreira deixe o setor administrativo e passe a atuar nas ruas, na segurança da comunidade. É sabido que algumas cidades contam com número insuficiente de policiais, enquanto que outras contam com efetivo que permite remanejamento momentâneo”, afirmou o comandante.

O Coronel Camilo apresentou números e afirmou que a PM de São Paulo é uma das melhores do mundo. “Estamos vencendo o crime. Nosso efetivo atual é de mais de cem mil homens. Atendemos diariamente a cerca de 150 mil chamados. Destes, 15 mil resultam em deslocamento de viaturas. Anualmente, 13 mil armas de fogo são apreendidas e cem mil prisões efetuadas, sendo 30 mil com envolvimento de menores de idade”.

O comandante finalizou o encontro com a apresentação do lema ‘A Polícia Militar vai até você’. “Infelizmente não podemos colocar uma viatura a cada esquina e é por esse motivo que precisamos da ajuda da comunidade, que conhece o problema peculiar de cada bairro. Não tenham receio em denunciar a marginalidade. Para tal, a PM disponibiliza o código 190 ou o telefone 0800-555-190 que não reconhece o número de telefone do denunciante, garantindo sua total segurança. Estaremos sempre à disposição de todos”, concluiu.

Além dos oficiais, participaram do evento presidentes e membros de Conselhos de Segurança (CONSEG’s) da região, deputados e vereadores. Itupeva foi representada pelos vereadores Paulo Batista Nantes, Luiz Carlos Izzo e Ezequiel Alves de Oliveira, que na ocasião elogiaram o trabalho prestado pelo 11º Batalhão de Polícia Militar do Interior (Jundiaí), responsável pelo policiamento em Itupeva. Também estavam presentes o atual comandante do 11º BPM/I, tenente-coronel Walter Gomes Mota e o coronel Sebastião Martins de Oliveira (CPI-2).

A visita do comandante-geral foi elogiada pelos participantes da reunião. Para o tenente-coronel Walter Gomes Mota, comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar do Interior, “a vinda do oficial à nossa região mostra que a Polícia Militar está preocupada não só com a integridade da população, mas também com a segurança de seu efetivo. O prestígio para com nossa corporação, demonstrado pelo comandante, é louvável e digno do reconhecimento de todos”, disse o oficial.

FONTE: SIPESP / 14/07/2009 – 04h48m – Terça-feira – Jornal de itupeva

Published in: on Julho 21, 2009 at 1:18 am  Deixe um Comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://agentepolicialsp.wordpress.com/2009/07/21/comandante-confirma-que-pm-assumira-escolta-de-presos/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: